Tora e MRS retomam acesso ferroviário direto ao Terminal CLIA-Betim

07/10/21

 

Terminal alfandegado, operado pelo Grupo Tora na região metropolitana de Belo Horizonte, tem conexão ferroviária direta com os portos do Rio e de Santos

 

A partir deste mês, a MRS restabelece o acesso ferroviário direto ao Terminal Clia-Betim (Centro Logístico Industrial Aduaneiro), operado pelo Grupo Tora. Depois da realização de investimentos na revitalização dos acessos pela ferrovia, as composições da MRS vão transitar diretamente até o terminal, em rotas com origem nos portos do Rio ou no porto de Santos para remoção de cargas em regime de DTA (Declaração de Trânsito Aduaneiro). O transporte teste, com movimentação de carga a partir do porto do Rio, foi concluído com sucesso no dia 1° de outubro.

Para clientes que recebem cargas importadas nos portos do estado do Rio e de São Paulo, a novidade permitirá que essas mercadorias tenham seu processo de desembaraço aduaneiro no Clia-Betim. Isso torna mais sustentável e segura a remoção da carga dos portos, além de reduzir custos finais do processo.

Outro atrativo para realizar o desembaraço de cargas importadas no terminal Clia-Betim são os benefícios fiscais oferecidos pelo Governo de Minas Gerais para os importadores que realizam o processo no estado. Além dos ganhos tributários, a logística ferroviária tem vantagens, como previsibilidade, segurança para a carga, menor volume de emissões de CO2 e redução do custo do seguro, entre outros benefícios.

“As rotas ferroviárias em regime DTA, diretas entre os portos do Rio, o porto de Santos e o terminal Clia permitem a remoção de todas as cargas que podem ser transportadas em contêineres. Dessa forma, diferentes setores da economia de Minas Gerais podem ser atendidos. A região de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, é industrializada e as empresas podem, por exemplo, receber insumos ou matérias-primas por meio da logística ferroviária oferecida pela MRS”, afirma o coordenador comercial da MRS, Luís Resano.

 

O recinto alfandegado Clia-Betim possui infraestrutura de 75 mil metros quadrados de armazenagem, estrutura para cargas refrigeradas e contêineres. A diretora-presidente da Tora, Janaina Araujo, afirma que a logística multimodal é uma das estratégias da companhia para seguir oferecendo soluções integradas aos clientes. “A diversificação da matriz logística confere um fluxo mais eficiente, oferecendo uma solução mais sustentável, completa e ágil”, destaca.

 

Sobre a Tora
Criada em 1972, a empresa de soluções logísticas integradas Tora atua nos segmentos de transporte rodoviário no Brasil e Mercosul, terminais multimodais e recintos alfandegados. Também mantém uma divisão para comercialização de veículos seminovos.
A empresa, com 1.600 colaboradores diretos e cerca de 1.000 profissionais agregados, tem matriz em Contagem (MG). São 61 filiais em 12 estados brasileiros e quatro no exterior (duas na Argentina, uma no Chile e uma no Uruguai). Atualmente, atende os clientes com frota própria de aproximadamente 450 cavalos mecânicos e 2 mil carretas monitorados por modernos recursos tecnológicos.

Sobre a MRS
A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. Hoje, a companhia está entre as maiores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada nos anos 1990. Quase 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS. A produção da MRS é diversificada e entre as principais cargas que transporta estão: contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro.

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