MRS e Tora apostam na rota RJ-SP para alavancar o transporte de carga via ferrovia

20/03/19

Novo serviço quebra três paradigmas: mostra que a ferrovia serve para qualquer tipo de carga, pequenos volumes e curtas distâncias

 

Não é preciso dizer que a diversificação de modais na logística de qualquer empresa é fundamental para a garantia da eficiência. E por que não usar a ferrovia para o transporte de cargas variadas entre Rio de Janeiro e São Paulo? Pensando nisso, MRS e Tora firmaram uma parceria com o objetivo de impulsionar o uso da multimodalidade na rota RJ-SP.

“Um dos nossos focos principais neste ano é atrair novos clientes e novas cargas para a rota RJ-SP. Sabemos que ainda há muito espaço para crescermos ali. Afinal de contas, as vantagens da ferrovia são imensas: maior capacidade de transporte, menor custo, menor impacto ambiental, taxas de seguro da carga bem menores, entre outros benefícios que podemos oferecer”, destaca Guilherme Alvisi, gerente geral de Negócios – Carga Geral da MRS.

Para atingir o objetivo de transportar mais carga via ferrovia entre Rio de Janeiro e São Paulo e potencializar o uso deste modal também para o transporte de cargas no mercado interno, foi preciso desenhar uma solução logística padrão que envolve, basicamente, três terminais-chave situados em Suzano/SP, Itaquaquecetuba/SP e Rio de Janeiro/RJ.

Essas três regiões são estratégicas em termos de logística porque tanto Itaquaquecetuba quanto Suzano fazem parte da Grande São Paulo e, por isso, oferecem fácil captação das cargas oriundas do maior polo industrial da América Latina.

“Para que possamos transportar mais carga na rota RJ-SP, a nossa solução em parceria com a MRS envolverá os serviços de armazenagem, coleta, ova, desova, entrega, cross docking e distribuição urbana, ou seja, uma verdadeira solução porta-a-porta para os nossos clientes”, ressalta Janaína Araújo, diretora presidente da Tora.

Finalmente, será utilizado outro terminal da Tora presente na cidade do Rio de Janeiro. Cravado em uma das maiores metrópoles do país, ele será fundamental não só por sua localização geográfica privilegiada, mas também por conta da Tora possuir frota própria para as pernas rodoviárias que sejam necessárias para o destino final ou captação inicial de qualquer tipo de carga.

“A parceria com esses três terminais é fundamental para fazermos circular qualquer tipo de carga, utilizando a multimodalidade, entre Rio e São Paulo. Inicialmente, desenhamos a solução logística por esses terminais, mas vamos conversar, individualmente, com os clientes interessados em soluções customizadas”, finaliza Rodrigo Napoleão, gerente da carteira de Industrializados e Granéis da MRS.

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